Sem Título 64

Cumprindo o programa das Visitas e Passeios Culturais de 2020

 

 

 

Notícia

Cumprindo o programa das Visitas e Passeios Culturais de 2020, o GDST proporcionou um agradável convívio a um largo grupo de associados e familiares no dia 08 de março último, coincidindo com o celebrado Dia da Mulher. E que bem o género feminino esteve representado. Tratou-se do passeio ao Alqueva e a Monsaraz.

Iniciámos com um cruzeiro no enorme lago artificial do Guadiana, criado pela barragem do Alqueva. Experiência de paz, observação da natureza, quer da paisagem quer da fauna. Para além da beleza, uma experiência repousante.

Quebrado o passeio para almoço, tivemos nova experiência num amplo mas acolhedor restaurante recuperado de um antigo lagar de azeite que mantem o essencial do seu original equipamento. Depois do lauto repasto, de menu basicamente alentejano, o grupo rumou à Vila de Monsaraz.

Em visita guiada, apreciámos esta joia alentejana, legado medieval testemunha de muitos aspetos da sociedade portuguesa ao longo dos anos, desde a vertente militar da defesa raiana à estrutura de administração pública, sem esquecer a influência judaica e as pegadas da realidade inquisitorial. Certamente o grupo terá concluído ser Monsaraz uma urbe-museu.

De regresso, houve ainda uma pequena visita a uma cerâmica familiar em São Pedro do Corval onde o proprietário mostrou o equipamento e explicou o ciclo de fabrico da tradicional loiça regional.

Sob a égide da celebração do Dia da Mulher, a organização prestou-lhes o seu respeito, associando-se ao Dia com uma pequena lembrança a cada uma das participantes.

Carlos Vidal

Fotografias

Clique para ampliar

Alqueva foto 2 
 Alqueva foto 3