Foto 1 Submarinho 11 05 2018FOMOS AO ALFEITE VISITAR UM SUBMARINO PORTUGUÊS

 

 

 

 

 

Notícia

Conforme programado, levámos à Base Naval de Lisboa um grupo de associados e seus familiares, num total de 39 pessoas, para uma visita ao submarino Arpão. A expectativa era grande pois não é muito comum este tipo de visita.

Os anfitriões militares foram inexcedíveis na qualidade da demonstração e explicação. Tratou-se mesmo de uma verdadeira desmistificação do preconceituoso sentimento muito generalizado de que tal material é um luxo num país de parcos recursos. Bem pelo contrário, foi-nos bem demonstrado que uma esquadrilha de submarinos é a marinha dos pobres, respondendo pela substituição de um assinalável número de vasos de superfície.

A visita começou no auditório da Base integrando uma verdadeira aula, onde, com excelente suporte audiovisual, nos foi feita uma exposição tocando toda a problemática operacional de um submarino. Da tecnologia à afirmação da soberania nacional, da formação pessoal às condições de vida a bordo.

Seguidamente, divididos e guiados em grupos, visitámos o Arpão, com permanente e incondicional resposta a qualquer das nossas curiosidades.

Registámos e agradecemos a qualidade posta nesta visita pelos nossos anfitriões.

Excelente vista cultural onde certamente todos nós muito aprendemos.