Login
Registe-se
História

s5 logo

Registo Novo Site Argolas

FA SANTANDER PV NEG RGB

HISTORIAL

E ORIGENS

GRUPO DESPORTIVO SANTANDER TOTTA

O Grupo Desportivo Santander Totta (GDST), foi fundado em 1 de setembro de 2005, por integração do Grupo Desportivo dos Empregados do Banco Totta & Açores (GDEBTA), do Grupo Cultural e Desportivo do Pessoal do Crédito Predial Português (GCDPCPP) e do Clube Santander (CS), acompanhando a fusão dos respetivos Bancos.

É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e dotado de autonomia administrativa e financeira, integrando os colaboradores do Banco Santander Totta, no ativo e na reforma, e os colaboradores efetivos das empresas do universo de participações do Grupo Santander.

Os seus Órgãos Sociais são eleitos em Assembleia Geral Eleitoral de associados efetivos, não são remunerados, desempenhando as suas funções a título de voluntariado, compromisso inerente à sua candidatura.

Dos Grupos Desportivos integrados, o que se apresentou com estatutos e estrutura jurídica formalizada foi o GDEBTA, exemplo que serviu de base para a formação do atual GDST, sufragada pela sua Comissão Instaladora, coordenada  pela Dra. Natália Ribeiro em representação da DCRH, e na qual participaram: Francisco Duarte, Joaquim Manique e Manuel Pereira pelo GDEBTA; Dr. Cândido Vargas e Dr. Américo Domingues pelo GCDPCPP, e por António Cardoso e Delfim Magalhães pelo CS.

O Grupo Desportivo Santander Totta, chegou aos nossos dias em resultado de sucessivas fusões que se operaram na Banca ao longo de mais de cem anos, sendo o Grupo Desportivo do Banco Lisboa & Açores, como instituição organizada, a de origem mais antiga que se conhece e que data de 1918.

No entanto, existem indícios de que nos finais do Séc. XIX, com a fundação da Casa José Henriques Totta, mais tarde Banco José Henriques Totta, a prática regular do desporto entre trabalhadores era já uma realidade.

Do ponto de vista formal, o GD do Banco José Henriques Totta apenas em 1953 cria os seus próprios Estatutos e se filia na então FNAT (hoje INATEL), sendo o CAT n.º 253.

A 25 de abril de 1963 nasce o Grupo Cultural e Desportivo do Pessoal do Crédito Predial Português (GCDPCPP), filiado na FNAT com o n.º 509, grupo que com o seu historial, atividades associativas e dinamismo dos seus dirigentes, muito contribuiu para a formação e implantação de princípios básicos que determinaram a gestão da associação GDST nos moldes atuais.

Hoje, o Grupo Desportivo Santander Totta apresenta-se como filiado n.º 181 do Centro de Cultura e Desporto do Inatel, por herança recebida do GD Totta, o que lhe confere um estatuto de antiguidade digno de referência.

Estas as raízes mais profundas do Grupo Desportivo Santander Totta, havendo ainda a destacar a colaboração do Clube Santander, organização ainda jovem à data da fundação do GDST, cujo envolvimento e dedicação dos seus representantes ajudaram a dar forma ao projeto de um novo Grupo Desportivo para a família Santander Totta.

O GDST, como herdeiro das tradições culturais e desportivas que lhe foram legadas pelos seus antecessores, pautua a sua atividade por grande ecletismo, desenvolvendo anualmente um vasto programa de atividades culturais e de lazer, bem como mantêm em atividade mais de 20 modalidades desportivas que disputam regularmente ao campeonatos da Fundação Inatel, Torneios promovidos pelo setor bancário e por outras entidades particulares.

Para o êxito das suas iniciativas e satisfação dos seus cerca de 9.000 associados e respetivos agregados familiares, muito contribuem as suas Delegações no Norte, Centro, Alentejo, Algarve Madeira e Açores.

Do ponto de vista logístico e orçamental, para além da quotização dos seus associados, o Grupo Desportivo muito deve ao Banco pelo apoio que lhe é dedicado.

Fevereiro de 2018